Cronograma capilar: como tratar os cabelos mensalmente

                                                     


O cronograma capilar se tornou indispensável na vida de muitas mulheres, e há motivos de sobra para explicar porque ele é o queridinho do momento. Além de transformar completamente os fios, devolvendo a saúde das madeixas e tornando-as ainda mais bonitas e brilhantes, essa rotina de tratamento é prática, eficaz e cabe no dia a dia de toda mulher. 

Você sabe como fazer seu kit cronograma capilar? Calma, isso não é mais um bicho de sete cabeças. Agora, montar uma rotina perfeita para seus cabelos ficou muito mais fácil. Quer ter cabelos ainda mais bonitos, fortes, saudáveis e cheios de brilho? Então vem conferir as dicas: 

Os cinco pilares do cronograma capilar

O cronograma capilar tem como objetivo cuidar de todos os tipos de cabelo. Por isso, ele conta com cinco pilares com propostas diferentes que se complementam entre si para devolver a saúde capilar e potencializar a beleza dos fios. A primeira etapa do cronograma é a hidratação, mas nessa rotina também estão incluídas: nutrição, reconstrução, remineralização e umectação.

  • Hidratação capilar: tem como objetivo devolver a umidade, os nutrientes e a oleosidade natural dos fios, perdidos diariamente por ferramentas de calor e ações externas, como a exposição solar, vento e poluição. Essa fase de tratamento é perfeita para tratar de fios ressecados, sem vida e sem brilho. 

  • Nutrição capilar: a segunda etapa do cronograma é feita para repor os lipídios necessários para restaurar a oleosidade natural dos fios. Por isso, a nutrição capilar e a hidratação devem andar juntas nesse cronograma. Além disso, esse tratamento garante mais maciez para o cabelo, reduzindo o frizz e devolvendo a vitalidade aos fios. 

  • Reconstrução capilar: se você alisou, descoloriu ou pintou os fios recentemente e precisa de uma reparação poderosa para cabelos danificados, essa é a hora! A reconstrução capilar reconstrói a fibra dos fios e devolve a textura natural das madeixas, além de aumentar a flexibilidade do cabelo e restaurar as proteínas perdidas pelos procedimentos químicos. 

  • Remineralização capilar: ideal para potencializar ainda mais os resultados da hidratação, nutrição e reconstrução dos fios danificados, nada melhor do que apostar na remineralização capilar, que repõe os minerais perdidos pelos cabelos após processos químicos, garante muito mais brilho aos fios e uma textura mais sedosa e macia às madeixas.

  • Umectação capilar: etapa indispensável para os cabelos cacheados e crespos, a umectação é perfeita para cuidar de fios ressecados, repondo ainda mais os nutrientes desse tipo de cabelo, mais frágil por natureza. A umectação capilar repõe a manta lipídica das madeixas, dando mais maleabilidade e sedosidade para as cacheadas e crespas. 

Como fazer o cronograma capilar?

Agora que você já sabe mais sobre os cinco pilares do cronograma capilar, nada mais justo do que saber como incluí-las no tratamento, não é mesmo?! Para isso, você vai precisar fazer um teste de porosidade nos fios que é super prático, só vai precisar colocar um fio de cabelo em um copo de água e esperar alguns minutinhos.

O fio saudável flutua no recipiente, indicando que o cabelo precisa mais de hidratação e remineralização. O fio pouco danificado afunda até a metade do copo, por isso precisa de mais nutrição. Já o fio muito danificado afunda totalmente no copo e a reconstrução capilar deve ser a prioridade no cronograma. 

O tratamento é feito mensalmente e por isso cada etapa do cronograma cai perfeitamente nessa rotina para todos os tipos de cabelo. Cabelos ressecados, sem brilho e desnutridos, por exemplo,  precisam de três hidratações, cinco nutrições, três remineralizações, uma reconstrução e três umectações em dias alternados, é claro. 

Já fez seu teste de porosidade para descobrir a real necessidade do seu cabelo? Agora que você sabe o que cada etapa que seu kit cronograma capilar indica e como montar uma rotina mensal com esse tratamento, está esperando o que para ter cabelos lindos, brilhantes, fortes e saudáveis? Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais. 

7 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Seu post bastante completo sobre como fazer o cronograma capilar, é essencial fazer, para ter os cabelos fortes e saudáveis, gostei muito das informações bjs.

Joana D'arc disse...

oi!
Eu adorei o artigo é bem interessante :D ainda não fiz um cronograma vou seguir o seu ;)

Lara Kneip disse...

O cronograma capilar é tudo na vida de uma mulher!! Eu sou muito ligada no cronograma e sempre estou tentando cuidar ao máximo do meu cabelo, então adoro esse tipo de post :3
Beijão! ♥

Relíquias da Lara

Andrea disse...

Já fiz cronograma capilar, os efeitos nos cabelos são percebidos já no primeiro mês. Ótimo post.

Erika Monteiro disse...

Oi, tudo bem? Sempre vejo alguns comentários sobre cronograma capilar e até penso em começar a fazer mas não tinha ideia como funcionava. Obrigada pelas dicas! Um abraço, Érika =^.^=

Alécia Magalhães disse...

Eu faço cronograma com frequência, sempre que retoco as luzes.
Abraços,
Alécia, do Blog Arrojada Mix

Miriam tonon disse...

Estou querendo começar um cronograma a semanas, mas não sabia como começar e o que devo fazer. Seu post me ajudou muito! Beijinhos