Tipos de sabonetes: Qual o melhor?

Engana-se quem pensa que sabonete é só o em barra e que serve para tudo (geralmente os homens rs). O "mundo" dos sabonetes me encanta, compro pra estocar, tenho meus preferidos mas estou sempre testando novas marcas. Além dos sabonetes específicos para os tipos de pele (seca, sensível, oleosa), tem para áreas diferentes (facial, corporal, íntima) e de texturas diferentes (barra, líquido, espuma):

SABONETE EM BARRA



Sabonetes em barra são os mais comuns e utilizados. Por ter o contato diretamente com o corpo, seu uso recomendado é individual. Costumam ter um pH mais alcalino, mas hoje em dia existem diversos com ótimas fórmulas, com ativos específicos e para determinados tipos de pele. Dos que não ressecam o corpo, indico o Dove original e o Nivea creme care. Com perfume intenso os da Giovanna Baby são espetaculares. Já os de marca de catálogo, indico os da Jequiti linha Sensi.


SABONETE LÍQUIDO




O Sabonete líquido promove uma limpeza menos agressiva, pois o pH costuma ficar mais próximo ao da pele. Por conta de sua textura, também ajuda a fazer uma limpeza mais uniforme e pode ser compartilhado com outras pessoas. Pro banho, gosto muito dos da Lux, em especial a fragrância Orquídea Negra, além dos da Nivea (todos esses tem refil econômico). Esse da Phebo é específico para as mãos com fórmula antiodor, perfeito para ficar na cozinha ao lado do detergente.

Atenção: evite usar bucha e/ou esponja de banho. Além de agredir a pele (geralmente é de material áspero que provoca esfoliação), pode abrigar e transmitir bactérias.


SABONETE FACIAL




Importante ter um sabonete específico para o rosto. A pele facial é mais sensível e diferente da do corpo. Se tratando de sabonete facial eu prefiro o líquido e para pele mista/oleosa como a minha. Esse da Garnier Uniform & Matte é perfeito e rende bastante, uma gota já é o suficiente. Os da Neutrogena são muito bons também e estou testando esse da Bioré em espuma, é bem levinho.

SABONETE MINIATURA



Quem me conhece sabe que eu amo miniaturas e produtos para viagem. Sempre tenho guardado para usar nas férias. As marcas L'Occitane en Provence e L'Occitane au Brésil tem uns mini maravilhosos, além da Granado. 

 Menção honrosa pra Natura, marca que me fez começar a me interessar mais por sabonetes e me criou esse vício. Amo usar e presentear os da marca.

Outros tipos de sabonetes:

  • Sabonete antibacteriano:
    Não devem ser usados diariamente para não retirar a proteção da pele. Uso mais quando faço tatuagem e me foi útil também no auge da pandemia.

  • Sabonete hipoalergênico:
    É produzido com compostos que minimizam as chances de ocorrerem alergias e irritações na pele.

  • Sabonete glicerinado:
    São aqueles que têm como base a glicerina, que ajuda a manter o pH do sabonete mais neutro e contribui com a hidratação da pele.

  • Sabonete artesanal:
    Todo o processo é feito de maneira manual, de forma mais lenta e com a mistura de ingredientes naturais.


  • Sabonete íntimo:
    Tem a finalidade de higienizar a região íntima da mulher, permitindo que o Ph da região torne-se equilibrado. Desse modo, é possível evitar a proliferação de fungos e bactérias presentes no local. O uso é somente externo e vários especialistas não recomendam o uso diário ou até mesmo acham desnecessário.


    Me diz, qual seu sabonete preferido?

3 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Sabonetes são essenciais, gosto muito de usar sabonetes seja de barra ou líquido, mas o meu preferido são os líquidos, amo o Luxo.

Joana D'arc disse...

Oi.
Eu já usei todas as opções, meu preferido é o da Nivea é excelente