Viagem Paraty e Trindade

Paraty fica no litoral sul do Rio de Janeiro, a 4 horas do centro do Rio. Local lindíssimo, com diversas praias e cachoeiras. Conheci Paraty em 2020,  e dessa vez voltei para ir em locais diferentes, como a vila de Trindade que fica a 30min de carro de Paraty. Fiquei hospedada na Pousada Aurora, que fica próxima ao centrinho comercial.




No centro histórico e na conhecida rua das pedras


Foquei em conhecer praias novas, pois quando fui da outra vez fiz passeio de escuna que foi ótimo. Pesquisei por praias de fácil acesso e sem ondas, do jeito que eu gosto. A Praia de São Gonçalo é vista no caminho para Paraty, pela Rodovia Rio Santos. Optamos por ir nela na volta, já a caminho de casa. É de fácil acesso e bem sinalizada. Tem vários quiosques, no que eu fiquei com mesa cadeiras e guarda sol cobrou a consumação de um petisco (a partir de R$40,00). Praia maravilhosa, não dá vontade de sair do mar.




Praia de São Gonçalo em Paraty


Já em Trindade fui na Praia dos Ranchos, que fica um pouco depois da entrada da cidade. Também tem estrutura de quiosques mas optei por ficar no final da praia onde tem as pedras, na canga mesmo rs Praia sem ondas, fica uma piscininha. Notei que as praias não tem a água super gelada tipo cachoeira. Ambas tem estacionamento por R$20,00.




Praia dos Ranchos em Trindade


Restaurantes em Paraty: os que fui foi na Avenida Roberto da Silveira, que é a rua principal de comércio, que vai dar no centro histórico. No almoço fui em restaurantes a quilo como o Sabor da Terra e o Detinha Sabores Para-ti (esse mais em conta). A noite queria ter ido na Choperia Quintal Paraty, que é na rua atrás da Pousada, mas a chuva atrapalhou. Também não pude comer na Pizzaria Familia Bella, mas achei estranho porque ao chegar no estabelecimento fiquei um tempo esperando meu esposo estacionar e não foi me dito nada. Quando pedi o cardápio e ia sentar me informaram que a mesa já estava reservada, depois que o forno estava ruim, pois estava chovendo. Não tinha nenhum cliente no restaurante. Enfim, melhor fechar né.


Hospedagem na Pousada Aurora: café da manhã bem simples e com poucas opções, como pode-se ver na foto abaixo. Piscina pequena mas gostosa, no canto dela a água é morna. Wi-fi funciona, tem tomadas ao lado da cama.




Mesa de café da manhã na pousada

Pontos negativos da pousada: lá tem muito mosquito, é bom usar repelente. No sábado a noite teve queda de luz e falta de água, mas horas depois normalizou. O ar condicionado tem goteira e o ventilador faz barulho. Quando chove corre o risco do quarto alagar. Essa informação eu tive pelas avaliações do Google de outros hóspedes e por um funcionário. Quando fui pedir um balde e pano de chão ele me disse que o quarto que eu fiquei nem era para estar disponível por conta de histórico de alagamentos. E como a pousada estava cheia que eu poderia ir para outra que é do mesmo dono, a Pousada Trevo e Mar. Como ela fica bem mais distante do centro, recusei. Assim que começou a chover forte fechamos todas as janelas do quarto, são duas fechaduras por janela, sendo que em uma, uma delas não estava casando certo, podendo assim realmente entrar água no quarto, mas não aconteceu. O ar tem que por numa temperatura específica para não dar goteira. Pousada precisa de manutenção urgente.

Importante: eu sempre via as opiniões de onde vou me hospedar/comer pelo TripAdvisor. Lá não tinha relato desses problemas, que pelas avaliações do Google parecem ser recorrentes.


Piscina da pousada


A hospedagem
de um fim de semana na pousada eu ganhei em sorteio no Instagram da mesma. Apesar dos problemas curti a estadia, mas eles tem bastante pontos a melhorar. Paraty é maravilhosa e espero voltar!

3 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Paraty é um lugar muito bonito, ainda não tive a oportunidade de conhecer, as praias são maravilhosas, pena que a pousada teve alguns problemas como dos mosquitos.

MA. disse...

Amei! Parece que foi um passeio bem aconchegante ♥ Um dia quem sabe eu tbm não visite hehe