Black Friday ou Black Fraude?

 


O dia da Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro, esse ano será 25/11. Entretanto, é comum ter variações nessa época, como a Black Week e outros anúncios do gênero. Mas será que as promoções e os altos descontos são reais? 
 
Saiba quais são os golpes mais comuns nesta época:

  • Tudo pela metade do dobro:
    São aqueles lojistas que aumentam os preços na véspera do evento para anunciar descontos mais vantajosos do que realmente são. Pode sim haver uma redução no preço original, mas nem sempre não tão drástica, de encher os olhos, como acima de 50%.

    Costumo comprar o ano inteiro com descontos de 80% ou até mais, sabe como? Acompanhando grupos de promoções nas redes sociais (Facebook, Whatsapp, Telegram). Não dependo da Black Friday para economizar, mas tenho que ser rápida pois muitas dessas promoções acabam em questão de minutos, pois o estoque zera ou então a oferta é retirada do ar.

  • Frete mais caro que o produto:
    Comprando em lojas online, na hora de pagar, o valor fica bem acima do anunciado por conta do frete que muitas vezes é abusivo. Os lojistas, por vezes, inserem taxas mais altas de entrega para compensar os descontos.

    A dica é selecionar a opção de retirar na loja, se estiver disponível. Eu estou mal acostumada a não pagar frete, por conta da Shopee. Atualmente, o frete grátis é acima de R$39,00 em compras numa mesma loja, mas todo mês em datas iguais (01/01, 02/02 e por aí vai) tem promoção para não pagar frete e também há campanhas específicas para as lojas oficiais na plataforma. Fora os cupons de desconto, vale muito a pena!

  • Golpe do Pix:
    A data também é marcada pelo aumento de crimes virtuais que visam roubar dados das vítimas e dar golpes. O pagamento via Pix facilitou muito isso. A criação de páginas falsas, quase idênticas aos sites originais, para enganar os usuários está cada vez mais comum. O layout é uma cópia, o endereço do site é parecido e pagando no Pix é mais barato. Atenção na hora da transação, o Pix sempre tem que estar no nome da empresa, e não de pessoa física.

Já postei anteriormente dicas sobre a Black Friday, além de
como economizar nas compras online.

E você, pretende comprar o que na black?

3 comentários:

MA. disse...

Pra mi messa época não serve de nada. Pelo menos aqui onde moro nunca tem promoção de verdade

Jeane Carneiro disse...

Tem muita fraude mesmo, oferta enganosa.
Tem que ficar atendo e pesquisar.